I guess I'll die another day

Porque a vida é feita de avanços e retrocessos, conquistas efémeras e batalhas perdidas, mas cada dia que nasce é uma nova oportunidade.

Wednesday, June 28, 2006

Nostalgias...


Os alunos são marcados pelos professores, mas o inverso acontece igualmente. Ontem foi bom regressar ao meu antigo liceu e ver que também eu deixei a minha "marca" nos professores que me acompanharam.

Thursday, June 22, 2006

Rapidinhas Literárias V

"Quando uma pessoa já frequentou tantas Salas de Reuniões como eu, começa a reconhecer a fauna que se junta nesses lugares. Cada colégio tem o seu próprio ecossistema e ambiente social, embora as mesmas espécies tendam a predominar em qualquer parte. Os Enfarpelados, claro (cada vez em maior número desde a chegada do Novo Director - caçam em bando), e os seus inimigos naturais, os Casacos de Tweed. Um animal solitário e territorial, o Casaco de Tweed, embora aprecie um ocasional momento de folia, tende a não acasalar com frequência, o que explica o nosso número decrescente. Vêm depois o Castor Ávido, de que os meus colegas alemães Geoff e Penny Nation são espécimes típicos, o Displicente, que lê o Mirror durante as Reuniões de Docentes, é raramente visto sem uma chávena de café e chega sempre atrasado às aulas, o Iogurte Magro (invariavelmente do sexo feminino, este animal, e extremamente preocupado com mexericos e dietas), a Lebre de ambos os sexos (que se enfia na toca ao menor sinal de confusão), além de um número variável de Dragãos, Amorosos, Aves Exóticas, Compinchas, Patifes e excêntricos de toda a espécie."

Xeque ao Rei, Joanne Harris

Inesperados da Vida



Tive uma turma muito complicada que me pôs o espírito num desassossego all year long. Hoje deparei-me com a última aula e foi difícil acreditar que tinha chegado o final, que já era realmente Verão. Inesperadamente, foi nesta altura do "campeonato", em que eu já não estava à espera de manifestações de carinho, que fui brindada com três desenhos. Depois de um ano a considerar ser das mais detestadas por lá, porque sou por natureza arisca, foi recompensador saber que talvez não fosse tanto assim. É claro que houveram aqueles que entraram e sairam da aula como se nada fosse, mas estes três fizeram o meu ano valer a pena. E faço votos para que consigam encontrar a felicidade que procuram.

Thursday, June 15, 2006

Pelo sonho é que vamos...


A propósito da manifestação de ontem, em que me molhei imenso, mas que me trouxe o sentimento do dever cumprido, veio-me à memória este poema de Sebastião da Gama.

Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
Com a mesma alegria,
ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

-Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama

Tuesday, June 13, 2006

Se perguntarem por mim... fui à Manif

Amanhã estou de greve. I don't care se é entre feriados ou não. Se fosse na altura dos exames nacionais, como no ano passado, cairia a opinião pública sobre nós da mesma forma. Independentemente do dia, é preciso fazer alguma coisa e não adiar para Setembro ou Outubro, quando já será demasiado tarde. A manifestação é à tarde. Aos colegas de ensino da fcul que passarem por aqui e quiserem ir também, just give me a call.

Saturday, June 10, 2006

Batimentos nocturnos


Entrou no meu quarto com os movimentos cambaleantes de quem não sabe muito bem para onde vai. Eu estava a rever uma aula quando dei pelos seus batimentos secos e a vi deslocar-se desajeitadamente na minha direcção. Depois de umas quantas voltas pelo meu espaço, lá pousou, inconstante, na mesa de cabeceira. Ali ficou hipnotizada pela luz, finalmente em repouso. Era uma daquelas borboletas nocturnas, de cores escuras e ar discreto. No início a sua presença incomodou-me: não estava à espera de companhia aquelas horas da noite. Mas acabei gostar de não me sentir sozinha. Quando dei o meu dia por terminado, apaguei a luz e fiquei a ouvir, no silêncio, os seus batimentos. De manhã, nem sinais dela. Talvez tivesse encontrado novamente a janela ou talvez estivesse caída algures pelo quarto. Nessa noite acordei de madrugada com os mesmos sons... ainda por lá andava. Tive pena dela, por sabê-la aprisionada, mas sorri por ainda não ter partido. Na noite seguinte senti falta dela.

Friday, June 09, 2006

Snapshots de uma passagem por Montemor-o-Velho e Coimbra




Tuesday, June 06, 2006

Rapidinhas Literárias IV

"Os rapazes são promíscuos e as raparigas são castas, certo? Errado. A batalha dos sexos inicia-se porque, na maioria das espécies, as raparigas são libertinas."
Assim começa o primeiro capítulo do livro de Olivia Judson. Já o tinha visto em inglês, já o tinha praticamente comprado em brasileiro, mas saiu finalmente a versão portuguesa: "Consultório Sexual da Dr.ª Tatiana para Toda a Criação". Se os bichos falassem e existisse uma sábia bióloga que respondesse a todas as suas questões, que problemas/traumas/desejos manifestariam? E que conselhos a Dr.ª Tatiana, especialista nessas matérias, lhes daria? A brincar, falam-se de factos científicos relacionados com a selecção natural, procurando-se explicar comportamentos reprodutivos de diversas espécies. É bom para descobrir uma série de coisas, mas também para rir. Deixo uma dúvida para aguçar o apetite:
"Querida Dr.ª Tatiana,
Sinto-me consumido por uma angústia existencial. Sou um macho da mosca Cyrtodiopsis dalmanni, e todas as noites as miúdas fazem fila para acasalar comigo, mas raramente vejo a mesma duas vezes. Pior ainda, poucas das minhas visitantes são virgens - e eu sei que elas vão ter com outros tipos, noite após noite após noite. O que procuram elas e porque é que eu não consigo satisfazê-las?"
Sinto-me Inadequado, da Malásia