I guess I'll die another day

Porque a vida é feita de avanços e retrocessos, conquistas efémeras e batalhas perdidas, mas cada dia que nasce é uma nova oportunidade.

Saturday, December 09, 2006

Rituais

A ida à Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, já é um ritual de todos os anos. Adoro ir ver as bancas com minerais das mais variadas cores e formas, aproveitando também para escolher as últimas prendas de Natal. Para mim compro... conchas. Não estão anunciadas no cartaz, mas também lá estão sistematicamente duas bancas de búzios e afins. Hoje lá adquiri mais quatro elementos para a minha colecção. :)

Saturday, December 02, 2006

Conto de Natal

Seguindo o desafio lançado pelo Marco, aqui fica o meu conto natalício.

Luzes Hipnóticas


Se isto era o Natal, Traciela simplesmente... adorava! Os pontos de luz fascinavam-na de forma hipnotizante... haviam-nos amarelos, brancos, azuis, verdes, vermelhos... Mas os que a mais deliciavam eram os que faiscavam de forma rítmica. Nesses, era capaz de perder horas à sua volta, procurando acertar no momento certo em que iam torná-la resplandescente. Desde que as luzes da cidade tinham sido ligadas, que Traciela voava toda a noite fascinada pela explosão de cor e de brilho. O Natal era belo!
Traciusco observa-a há já algumas noites. Traciela era dos lepidópteros mais estúpidos com que se tinha deparado. "Como é que é possível ainda não ter percebido que as luzes não servem absolutamente para nada? Além de que podem ser incrivelmente perigosas... mortes por choques eléctricos é o mais comum por esta altura." Traciela passava as noites numa inquietação constante e Traciusco observava-a de longe, à espera do momento certo para lhe dar uma lição inesquecível sobre o perigo que as luzes encerram.
E eis que chega o momento certo. A família Menezes vai acender finalmente a gigantesca árvore de Natal e é chegada a altura de pregar à Traciela um valente susto. Foi ter com ela galanteador: "Já percebi que gostas imenso de luzes, sei de um sítio que vais adorar! Segue-me." Ela la foi com ele, um pouco contrariada por lhe terem interrompido as delícias da sua noite. A certa altura repara que vão para um bairro que ainda não foi totalmente iluminado devido a alguns problemas técnicos."Nesta zona da cidade ainda há poucas luzes. Não percebo porque raio me trouxeste até aqui.", diz ela. Traciusco responde apressadamente: "Um pouco de paciência e verás a surpresa que preparei para ti." E foi mesmo uma questão de segundos até a gigantesca árvore de Natal da moradia dos Menezes acender. Os olhos de Traciela ao ver a árvore iluminada ganharam um brilho súbito de alegria e Traciela voou rapidamente por uma fresta de uma janela. Entrou na sala sem sequer se aperceber das pessoas que também lá estavam e rodopiou, encantada, entre bolas, estrelas, luzes e anjos.
Traciusco ficou a observá-la de fora: "Aposto que a parvalhona vai ficar uns bons dias aqui fechada até conseguir dar com o caminho de volta." Mas enquanto ia pensando nestas coisas, reparou que ela própria tinha um brilho invulgar. As suas asas com um tom dourado eram no mínimo... peculiares. E o jeito errático com que voava tinha qualquer coisa de diferente, que a tornavam de facto, especial. Meio perdido nestes pensamentos, não deu conta que as atenções de Traciela tinham subitamente mudado para... o lustre enorme mesmo por cima da mesa de jantar. E com isto, Traciusco não contava. Porque uma traça a voar despreocupadamente entre os cristais do candeeiro, causaram a histeria entre os rebentos adolescentes da família, o choque da mãe, a fúria do pai e a curiosidade dos dois gatos. Quando Traciela reparou no perigo, já estava a ser perseguida por todas as frentes. Traciusco, sem meias medidas, foi rapidamente em seu auxílio. Entrou na sala a alta velocidade, agarrou-a por uma pata e puxou-a sem hesitar de novo para o exterior. Agiu por impulso, não a queria ver magoada por causa de uma estúpida brincadeira dele.
Traciela ficou-lhe imensamente agradecida, quando pousaram finalmente num arbusto. "Obrigada, salvaste-me a vida. Se não fosses tu, não conseguiria sair dali", disse-lhe ela. Traciusco respondeu simplesmente: "Sabes, és uma traça muito especial". Entre a escuridão das folhas, Traciela e Traciusco olharam um para o outro e aproximaram-se na eminência de um beijo. Mas de súbito, os olhos de Traciela ganharam um brilho diferente... Traciusco só teve tempo de dizer "Eu conheço esse olhar...", antes de Traciela sair rapidamente a voar. As luzes do último bairro tinham finalmente acendido... "Isto vai ser uma relação muito complicada..." pensou Traciusco, enquanto voava rapidamente no seu encalce.