I guess I'll die another day

Porque a vida é feita de avanços e retrocessos, conquistas efémeras e batalhas perdidas, mas cada dia que nasce é uma nova oportunidade.

Thursday, May 04, 2006

Small things


O meu professor de Psicologia da Educação disse um dia numa aula que os professores não devem depender do ensino para se concretizarem como pessoas. A concretização pessoal não deve passar pela escola, mas sim pelo que existe na nossa vida para além dela: os amigos, a família e todas as outras actividades que realizamos fora do nosso trabalho. Isto porque a Escola/Alunos pode ser muito ingrata. Não é preciso ter muito tempo de serviço para perceber que realmente assim é. Mas por vezes podemos ter o privilégio de chegar a casa com o coração cheio. Aconteceu comigo hoje quando as minhas meninas da disciplina de Saúde me perguntaram a meio da aula, vindo do nada, se eu ficaria com elas para o ano. Parei um momento para olhar para aqueles sorrisos tão característicamente cheios de sonhos, como só na adolescência existem, e custou dizer que não. Ao que se seguiu a discussão do "Mas porque não?", "Não queremos a prof do ano passado." and so on... É bom sentir that we matter. Afinal de contas, passamos mais tempo com os nossos alunos do que com os nossos amigos, e sentir que gostariam nos encontrar novamente no próximo ano fazem sentir valer a pena muita coisa.

3 Comments:

Blogger Marco Fav said...

Longe de mim desmoralizar-te, até porque estou certo de que és uma óptima professora mas... quem fez mais diferença: tu pela positiva, ou a prof. do ano passado pela negativa? (Estarei sempre d'olho no mundo dos "se"s e "mas" deste mundo... e de outros (já agora...LOL) - referência ao teu post seguinte ;-)).
Bjos e get out there and make a difference! Kisses

2:29 AM  
Blogger Ana said...

Os eternos "mas"... they are always around...

12:05 PM  
Blogger Filipe said...

Sim, o MA... Lembro-me desse palhaço. Realmente, esse gajo, é um daqueles que vale a pena recordar, nem que seja para te lembrares que não queres recordar seja o que for relacionado com ele.

2:10 AM  

Post a Comment

<< Home